sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A cultura afrobrasileira e indigena em sala de aula

Os livros didáticos e a Lei de inserção da cultura indigena e afrobrasileira no contexto da sala de aula.. O governo cria leis, exige sua aplicação mas não fornece no proprio livro que distribui temas para se tratar a inserção da lei em sala de aula. Cabe então ao professor buscar formulas pedagógicas para se aplicar em sala de aula de maneira criativa de forma a fazer com que seus alunos participem do contexto da aula embasada na Lei do art. 26-A da Lei no 9.394, da LEI Nº 11.645, DE 10/03/2008, 20/12/1996 e a Lei 10.639/03. desenvolver fórmulas de analisar com alunos essas leis de forma que os mesmos possa criticamente apontar pontos positivos, e as falhas que persiste ainda na sua interpretação torna-se um tema muito importante visto a necessidade de se conhecer a diversidade cultural, étnica, histórica, lingüística e antropológica dos povos indígenas e negros no Brasil. Em relação a cultura indigena, costuma-se falar dos índios como povos antigos, em processo de extinção, que viviam nus, da caça e da pesca.

Nada mais fantasioso pois os povos indígenas que restaram no Brasil de hoje estão em franca recuperação demográfica na sua grande maioria. No entanto, têm graves problemas de saúde, urgentes problemas de demarcação territorial; de subsistência, pois não possuem mais, na sua maioria, caça e pesca abundante para se manterem devido à devastação ambiental que nos do0 mundo capitalista produzimos; na educação, suas escolas possuem professores sem formação ou professores não indígenas, e infra-estrutura deficiente; tais problemas são resultado de uma ausência de políticas públicas sociais eficazes. Falar também, da enorme riqueza presente na diversidade cultural deles: suas literaturas, suas artes, suas festas e cerimônias, suas línguas, seus modos de conceber o mundo diferente de nós, onde interesses econômicos nas terras indígenas ignora as diferentes formas de relação social com o trabalho o que também deve ser analisada. O trabalho indígena em alguns casos depende da relação com a floresta, dos rios e dos vários ecossistemas na qual estão inseridos, pois entre esses povos ainda existem povos coletores, extrativistas, caçadores, que necessitam da mãe natureza para sua sobrevivência. Neste contexto, está também a reprodução cultural e simbólica desses povos que depende da extensão de terra onde historicamente esse povo nasceu, cresceu e se reproduziu. É nesse espaço que dependem a manutenção de seus hábitos culturais.e devem se revisto e respeitado com ou sem lei que os proteja. Pois o respeito a diversidade cultural é uma obrigação de todo cidadão independente da Lei, pois deveria estar na formação do caráter de cada ser humano.
Ja Lei 10.639/03: tem como objetivo principal o de divulgar e produzir conhecimentos, bem como atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial, tornando-os capazes de interagir objetivos comuns que garantam respeito aos direitos legais e valorização de identidade cultural brasileira e africana, como outras que direta ou indiretamente contribuíram e contribuem para a formação da identidade cultural brasileira.

A lei 10639/03 visa fazer um resgate histórico para que as pessoas negras afro-brasileiras conheçam um pouco mais o Brasil e melhor a sua própria história.

Fonte consultada:
http://www.webartigos.com/articles/12161/1/A-Historia-e-Cultura-Afro-Brasileira-e-a-Lei-1063963/pagina1.html#ixzz12QIDtYX4

http://www.aldeiaguaranisapukai.org.br/lei_11645.pdf
no Brasil