PLANO DE AULA
COLEGIO ESTADUAL HUMBERTO DE CAMPOS – ENS. FUND.MEDIO E NORMAL
Prof. Vilma das Neves Pereira
5ª Série
CONTEÚDO ESTRUTURANTE:
Dimensão Sócio Ambiental do espaço geográfico
CONTEÚDO BÁSICO:
A Tecnologia na produção de alimentos e os problemas da agricultura moderna
CONTEÚDO ESPECIFICO:
Analisar os pós e contras da tecnologia desenvolvida na produção de semente e as consequências sociais e ambientais em decorrente do avanço espacial dos produtos tecnologicamente melhoradas ou geneticamente modificados.
Objetivo:
Espera-se que o aluno compreenda e assimile as diversas formas de apropriação dos espaços rurais e a importancia da tecnologia desenvolvida para o campo no aumento da qualidade e da produtividade, analizando de forma critica as vantagens e desvatagens das sementes geneticamente modificadas para o meio ambiente e para o homem.
Justificativa:
O meio rural compreende o espaço que não é urbano. Tradicionalmente as atividades rurais são basicamente agricultura e pecuária. Embora, atualmente outras atividades vem se destacando principalmente no ramo turístico, hotéis fazenda, Spas, clínicas de recuperação entre outras, tem modificado a configuração da utilização do espaço rural. No entanto, do ponto de vista das formas de organização econômica e como reflexo do processo de industrialização da agricultura, os produtos do campo interligou-se fortemente ao restante da economia, a ponto de não mais poder ser separada dos setores que lhe fornecem insumos e/ou compram seus produtos. Assim, o rural não pode ser simplesmente considerado como sinônimo de atraso, ja que a tecnologia desenvolvida nas cidades chegam ao campo na busca pela melhor qualidade, quantidade e diversidade das sementes que serão reproduzidas no campo e assim garantir lucro ao produtor.
METODOLOGIA ( recursos utilizados )
- Aula expositiva, tv multimidia, pendrive, leitura bibliografica.
AVALIAÇÃO:
Apresentação e desenvolvimentos de trabalhos. Debates sobre o tema transgênicos e sementes melhoradas. Relatórios sobre os pós e contras das sementes melhoradas ou geneticamente modificadas e o meio ambiente.
BIBLIOGRAFIA:
ARAUJO.Regina et'al. Construindo a Geografia. São Paulo.2005. Moderna, 2ª ed.
hppt://www.google.com/pesquisa/web.
Nenhum comentário:
Postar um comentário