terça-feira, 10 de novembro de 2009

Recurso Utilizado em Sala de Aula

Plano de Aula

PLANO DE AULA


COLEGIO ESTADUAL HUMBERTO DE CAMPOS – ENS. FUND.MEDIO E NORMAL


Prof. Vilma das Neves Pereira


5ª Série


CONTEÚDO ESTRUTURANTE:


Dimensão Sócio Ambiental do espaço geográfico


CONTEÚDO BÁSICO:

A Tecnologia na produção de alimentos e os problemas da agricultura moderna


CONTEÚDO ESPECIFICO:

Analisar os pós e contras da tecnologia desenvolvida na produção de semente e as consequências sociais e ambientais em decorrente do avanço espacial dos produtos tecnologicamente melhoradas ou geneticamente modificados.


Objetivo:

Espera-se que o aluno compreenda e assimile as diversas formas de apropriação dos espaços rurais e a importancia da tecnologia desenvolvida para o campo no aumento da qualidade e da produtividade, analizando de forma critica as vantagens e desvatagens das sementes geneticamente modificadas para o meio ambiente e para o homem.


Justificativa:

O meio rural compreende o espaço que não é urbano. Tradicionalmente as atividades rurais são basicamente agricultura e pecuária. Embora, atualmente outras atividades vem se destacando principalmente no ramo turístico, hotéis fazenda, Spas, clínicas de recuperação entre outras, tem modificado a configuração da utilização do espaço rural. No entanto, do ponto de vista das formas de organização econômica e como reflexo do processo de industrialização da agricultura, os produtos do campo interligou-se fortemente ao restante da economia, a ponto de não mais poder ser separada dos setores que lhe fornecem insumos e/ou compram seus produtos. Assim, o rural não pode ser simplesmente considerado como sinônimo de atraso, ja que a tecnologia desenvolvida nas cidades chegam ao campo na busca pela melhor qualidade, quantidade e diversidade das sementes que serão reproduzidas no campo e assim garantir lucro ao produtor.


METODOLOGIA ( recursos utilizados )

- Aula expositiva, tv multimidia, pendrive, leitura bibliografica.


AVALIAÇÃO:

Apresentação e desenvolvimentos de trabalhos. Debates sobre o tema transgênicos e sementes melhoradas. Relatórios sobre os pós e contras das sementes melhoradas ou geneticamente modificadas e o meio ambiente.

BIBLIOGRAFIA:

ARAUJO.Regina et'al. Construindo a Geografia. São Paulo.2005. Moderna, 2ª ed.

hppt://www.google.com/pesquisa/web.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Tecnologia na educação



A partir do video, pude observar o quanto a tecnologia digital esta transformando a vida das pessoas. Ainda mais, quanto a questão é a construção do conhecimento pelos alunos a partir de uma metodologia que os conduza a uma verdadeira pesquisa virtual. Cabe aos professores fazerem com que estes recursos não fiquem restritos a alguns minutos no decorrer da periodo letivo, mas que faça parte do cotidiano escolar.
Nas escolas, onde se dispõe de um recurso de informática, os educadores poderão controlar o uso do mesmo para um melhor aprendizado. Aprender e ensinar utilizando-se dessas tecnologias é ampliar o conhecimento e o desenvolvimento da capacidade critica do aluno, como por exemplo, a utilização da internet para pesquisas, trabalhos, debates virtuais, aulas em blogs, etc. No entanto, todos esses recursos tecnologicos devem ser utilizados de maneira coerente e responsavel, sendo que ao usar o computador, o educando seja orientado à aproveitar de forma positiva todo aparato que lhe é ofertada. O uso dos meios tecnologicos ja estão disponíveis em muitas escolas do Brasil e na vida de muitas pessoas, sendo os mesmos de grande valia para que o professor e o aluno ampliem seus conhecimentos. Este é um dos motivos pelos quais a educação está sendo beneficiada pela informatização cada vez mais crescente, a internet permite tanto ensino individualizado como o trabalho cooperativo entre alunos, exemplo é o que vem ocorrendo conosco durante o curso de Tecnologia Digital. A informática tem o poder de entreter mesmo aqueles alunos com dificuldades de comunicação e concentração, eu mesma tenho observado isso em alunos de 6ª série com as dificuldades citadas. No momento em que os transfiro da sala de aula para a sala do proinfo (informatica) para pesquisar algum tema proposto em sala de aula amplia-se o interesse dos mesmo pela assunto proposto. Portanto, educar no mundo de hoje, com as tecnologias disponíveis não é uma tarefa só dos professores, das escolas e universidades, é de toda uma sociedade que está se transformando e navegando cada vez mais pelo mundo virtual dos meios de comunicação que em muito facilitou o dia-a-dia dos professores, estudantes e de todos aqueles que que fazem uso dessa tecnologia.
acesso: 02/11/2009 às 15:30hs

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Avaliação do curso - Os Pós e os Contra

Hoje é bastante comum a inclusão de cursos à distância e de recursos audiovisuais em sala de aula. Para tanto, a tecnologia interativa é indispensável ao modelo de educação que as escolas e os governos vêm adotando que é o uso de metodologias tecnológicas nas salas de aulas. Apesar de a carga horária ter sido insuficientes diante de tanto recursos tecnológicos que temos a nossa disposição e necessitamos aprender para nos integrar as tecnologias disponíveis, o curso foi muito proveitoso e por não dizer, prazeroso. A nossa monitora sempre se fez presente, quer presencial, quer on-line, nos assessorando sempre que necessário. Nesse contexto, a capacitação dos professores e a inclusão de ferramentas, métodos e atividades de educação virtual que atenda e oriente os educadores no aperfeiçoamento do manejo dessas máquinas, inserindo-os na modernização dos recursos digitais devem sempre ser avaliadas de forma positiva. Já os contra, fica por conta da ansiedade que adquirimos quando abrimos nosso blog e vemos que nenhum colega nos visitou ou deixou de fazer qualquer comentário sobre o trabalho ou pesquisa que postamos.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A tecnologia aproxima o ser humano

Observa-se que o homem enquanto ser social esta se perdendo, Apesar de estarmos conectados com o mundo numa perspectiva do desenvolvimento tecnológico, de nada nos serve se estivermos descnotecados, ainda assim, é sem dúvida, uma aliada do ser humano em vários quesitos. No entanto, as brincadeiras de criança, que hoje estão ligadas a informatização, aproxima os seres humanos mas não aproxima as pessoas. Diante de tais situações, parece-me que o homem enquanto ser social está se tornando um ser isolado, De nada adianta termos amigos virtuais em todo o mundo se não podemos sentir o calor de um aperto de mão, de um sorriso, de um amigo que aquece nosso coração. Palavras expressão o que queremos, um abraço, um olhar, expressão o que sentimos e desejamos. Nada substitui o contato entre as pessoas enquanto ser social, nem mesmo a conecção virtual atraves dos seus msn, orkuts , bate-papos etc.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Achei interessante a forma como a cartilha CDI foi apresentada. Atentei-me pela expressão clara, bem como diálogo de fácil compreensão, podendo ser utilizada como ferramenta de apoio para pais e professores como meio de orientar todos aqueles que estão iniciando no mundo da tecnologia e da informatização. Ao fazer uso da cartilha CDI, estamos orientando os Infantes a conhecer os pós e contras do mundo tecnológico. A cartilha CDI, mostra ainda, como as informações audivisuais e didáticas sobre os equipamentos de informática e a Internet são capazes de promover o exercício da cidadania de forma segura desde que se leve em conta o bom senso e cuidados ao visitar alguns site, abrir alguns imais, aceitar qualquer pessoa como amigos em orkut etc, vez que, a utilização do mesmo requer alguns cuidados básicos, para assim podermos tirar grande benificios dessas tecnologias.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

fronteiras Digitais

acesso 26/10/2009 - 17:50hs
O Video retrata a rapidez das mudaças tecnológicas entre duas gerações. Podemos dizer que a geração mais tradicional ficou alienada a uma tecnologia que lhes trás informações e diversões de acordo com o interesse de uma minoria. Num periodo onde o cidadão recebe as informações de forma alienada e não consegue interagir com essa tecnologia, apenas ver ou ouvir. Enquanto isso, a geração mais jovem, ( o filho do casal) que nasceu e num período de grande transformação e evolução das novas tecnologias, vive a realidade do mundo digital, essas tecnologias já estavam presentes na sua vida. Com isso, o jovenzinho integrou-se a essa cadeia de redes e passou a interagir com o mundo através do computador onde não ha limites, não ha fronteiras, o mundo agora é digital, as redes se interligam através do computador ao mundo global, é o garoto que faz seus limites e cria sua própria fronteira digital.

domingo, 25 de outubro de 2009

Comentário sobre texto de Lacerda

O computador e a Internet começam a aparecer nas comunidades escolares como a integração dos alunos ao mundo digital. No entanto, ja pude observar que existe resistencia de alguns educadores a favor dessa tecnolgia apenas por não estarem preparados para atuar com ela na sala de aula. Na minha opinião, a forma como tais inovações estão entrando na escola, sob a égide do discurso da melhoria da qualidade da educação torna-se difícil atingir os objetivos esperados, pois não basta a presença das máquinas para o melhoramento e a inserção do aluno no mundo digital, muitos professores tambem necessitam dessa inserção, explicado pelo despreparo ao lidar com essas máquinas. Portanto, progresso técnológico nas escolas por si só não implica em modernização da educação em todos seus aspectos político, social e cultural, pois, sem o respaldo de uma proposta pedagógica gerada a partir de um estudo da comunidade escolar envolvida a maioria desses projetos ligados a Educação e Informática poderá ser transformada no mesmo modelo tradicional de educação, pois não se tem observado ainda, o devido embasamento teórico, metodológico e pedagógico que lhe de sustentação, mantendo a grande maioria dos professores das escolas à margem do processo; já que também não lhes foram fornecidas condições de tempo e estudo para inserir-se no processo.




Questionamento e comentário

Questão 5) Existe toda uma mitologia contruída em torna da tecnologia e de seu potencial para melhorar nossas vidas, conduzindo-nos a uma sociedade melhor. Voce já pensou sobre isso? (Lacerda 2001, p.20)
R) Sim, a tecnologia tem facilitado a vida de muitos cidadãos principalmente na área econômica do atual mundo virtual globalizado. No entanto, essa tecnologia não para no mundo dos negócios, hoje esta presente tambem nos lares da maioria das familias, facilitando e integrando a vida das pessoas com outras pessoas e estas com o mundo de forma quase instantânea. Com o avanço tecnológico, sem controle, todos que quiserem podem e tem acesso a essas tecnologias. A tecnologia digital vista pelo lado positivo, encurta distancia, facilita nossas vida, nos liga com o mundo, mas tambem tem seu lado negativo quando nos torna escravo, alienado, sem vontade ou capaz de desenvolver nossa capacidade critica pela facilidade que ela nos proporciona, e nos impede de estarmos presente mais vezes em um convívio social real. Pena que toda essa tecnologia tambem está a disposição daqueles que as usa para atividades ilícitas, sendo esse o pior lado da tecnologia computadorizada virtual.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

atv.10- Navegar é preciso

Atualmente o avanço tecnológico tem influenciado e interferido de maneira extraordinária no comportamento dos indivíduos. Navegar com segurança e obtendo o máximo que a Internet tem de bom para nos oferecer é sem dúvida uma cartilha a ser seguida. As tecnologias nos setores da comunicação, principalmente a Internet chegou para ficar, assim como já está alterando e em muito o modo vida e dos relacionarmos pessoal tanto no trabalho como na vida social dos individuos. Apesar dessa tecnologia ja vir sendo preparada desde os anos 50, com o lançamento dos primeiros satélites na nossa ionosfera. Ja data deste período as primeiras conexões teconologicas e a partir dai surgiram as primeiras pesquisas que deram origem aos meios de comunicação que temos hoje.

Nas décadas posteriores, começaram conexões entre os computadores e o uso da internet pela primeira vez, depois disso, esse processo tecnológico foi se aperfeiçoando e se propagando pelo mundo em forma de tecnologia virtual global que pode se acessada até mesmo por meio de um celular.
O uso da internet é muito importante, facilita o nosso dia-a-dia, pois nos possibilita mandar e receber mensagem, comprar e vender produtos, falar com os amigos, nos transmite emoções, alegrias, desejos, etc. Mas pode ser tambem uma arma nas mãos dos maus internatas que produzem alguns vicios negativos como os vírus, hackers e etc. na qual precisamos ficar atentos para não danificar o sistema do nosso computador e de ver nossa privacidade invadida
.

Hoje a internet é um mar de oportunidades que pede para ser navegado, como o proprio texto diz "Navegar é preciso". E também é este o termo que se dá ao ato de usar a internet, Navegar. Atualmente o número de internautas tem aumentado de forma extraordinária nos últimos meses, a prova disso está nas pesquisas que foram reveladas recentemente pelos orgãos do Governo Federal sobre o numero de pessoas que navegam pela internet ou possuem internt.

Educação Inovadora



Opinião sobre o texto

O EDUCADOR E AS NOVA MIDIAS
José Manuel Moran
Artigo publicado na revista Informática na Educação: Teoria & Prática. Porto Alegre, vol. 3, n.1 (set. 2000) UFRGS. pág. 137-144.
Disponivel: http://www.eca.usp.br/prof/moran/midias_educ.htm
Acesso em: 24/10/2009 ás 03:15



Educar é colaborar para que professores e alunos tanto nas escolas como em organizações sociais ou educacionais transformem vidas em processos contínuo e permanentes de aprendizagem. A função do professor é ajudar os alunos na construção da sua identidade, no seu caminho pessoal, profissional, no seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais transformando-os em cidadãos realizados e produtivos. No mundo da informatização estão afunilando-se as oportunidades principalmente na área profissional. Na sociedade tecnológica todos estamos caminhando para o mundo virtual, aquele que não optar pelo conhecimento digital estará perdendo a oportunidade de se informatizar e até mesmo de integrar-se um grupo social.
Uma mudança qualitativa no processo de ensino/aprendizagem acontece quando conseguimos integrar professor e aluno dentro de uma visão inovadora de todas as tecnologias disponiveis como: as telemáticas, as audiovisuais, as textuais, as orais, musicais, teatrais.
As inovoções colocadas a disposição nas escolas do Paraná vem demonstrar a grande quantidade de opções metodológicas e de possibilidades que o professor tem para organizar sua comunicação com os alunos, de introduzir um tema, de trabalhar de forma presencial e virtualmente e até mesmo de avaliá-los atravez do mundo digital.
Para tanto, cada docente pode encontrar a sua forma mais adequada de integrar as várias tecnologias e procedimentos metodológicos de acordo com sua disciplina. Mas também é importante que amplie e aprenda a dominar as tecnologias disponiveis e utilizá-las de forma coerente e instrutivas buscando melhorar a qualidades de suas aulas e tendo assim uma forma de torná-las mais atrativas e emocionantes, despertando assim a curiosidade de seus alunos. Assim sendo, o ato de comunicar-se bem, ensinar bem, ajudar os alunos a que aprendam melhor torna-se mais agradavel principalmento pelos metodos da tecnologia visual ( tvs pen drive, video etc), pois diversificar as formas de dar aula, de realizar atividades, de avaliar, de integrar o aluno num mundo onde a tecnologia ganha cada vez mais espaço, utilizando essas tecnologias é sem duvida o objetivo do Governo do Paraná.




quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Tecnologia educacional

www.google/imagem.com.br

A imagem para mim é como a curiosidade que o aluno busca em saber, conhecer e informar-se a partir das fontes disponíveis e ao seu alcance . O que me faz refletir sobre a necessidade da inclusão do aluno no mundo digital sendo que, nas escolas do Paraná o aluno já pode se apropriar adequadamente das bases atuais do conhecimento humano, da cultura do mundo virtual, pois nossas escolas dispõe de salas de informaticas digital que permitem ao aluno avaliar melhor as informações, distinguir o verdadeiro do falso com a ajuda do professor. Portanto, a Tecnologia na escola são aliados do aluno e do professor na hora de encontrar alguma coisa na internet. Escola e internet não se competem entre si, muito pelo contrário, podem, e devem, se alimentar uma da outra e assim os dois se desenvolvem juntos levando o individuo a transpor o seu conhecimento e apenas com um clique de suas mãos ligando-o ao mundo global por meio da interligação das redes mundiais. Quem acredita que o acesso à internet diminui a necessidade de sabermos das coisas é porque ainda não conhece as fronteiras que a tecnologia digital pode fazer pelo mundo da educação que seja na informação visual, textual, ou musical.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

analise do video "Sonho aos Ares"

O trabalho e a persistência de muitos homens do passado deixou um legado muito grande no processo das tecnologias e informatização. Com certeza, a evolução das sociedades sempre contou com com a ideologia de um mundo melhor e que aproxima as pessoas culturamente através da inclusão digital. O vídeo “ sonho aos ares” aborda a passagens de alguns momentos na vida de grandes nomes que ate hoje são lembrados pelo sonhos construído num período onde nem se imaginava a grandeza das relações que poderia surgir entre os vários continentes nesse pequeno planeta. Nunca as distancias foram tão encurtadas, vista pelo avanço tecnológico alcançado nos tempos atuais. A inclusão digital é antes de tudo integrar o mundo através do manuseio tecnológico dos meios de comunicação. Mundo esse que pode ser aproveitado em beneficio próprio quando bem utilizado, ou utilizado para o bem com atividades politicamente corretas. As escolas do governo do Paraná estão abarrotadas de computadores com objetivo de inclusão social do aluno. No entanto, se não houver responsabilidade, não houver um objetivo concreto a ser buscado de nada valerá tanto esforço.

introdução a educação Digital

Meu nome é Vilma Neves, divorciada, três filhos, sendo o caçula com 18 anos. Sou professora de Geografia, leciono ainda Filosofia, e sou apaixonada por essa disciplina. O curso de informática tem muito a acrescentar para meu crescimento profissional, espero que isso possa ser utilizado de forma inteligente por mim, para mim e para meu aluno.